Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano | Viver com saúde Saúde

Reduzir de maneira precoce o nível de colesterol diminui riscos de doenças cardiovasculares

No caso de mulheres acima de 60 anos com o mesmo perfil, o risco é de 12%, de acordo com o estudo, publicado na revista médica britânica The Lancet

Por AFP
Última atualização: 04.12.2019 às 18:45

Colesterol: fique de olho na alimentação Foto: Pixabay
Administrar um tratamento para diminuir o nível de colesterol em pessoas com menos de 45 anos pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares mais tarde na vida, conclui um grande estudo divulgado nesta quarta-feira.

Os autores, que analisaram os dados de mais de 400 mil pessoas de 19 países ocidentais por um período muito longo (até 43 anos em alguns casos), confirmam o vínculo entre uma taxa de colesterol excessivamente alta e o maior risco cardiovascular a longo prazo.

Mas também demonstram que esse risco aumentado é maior em pacientes relativamente jovens (menos de 45 anos) do que naqueles com mais de 60 anos.

Assim, as mulheres com menos de 45 anos com um nível de colesterol LDL (o "mau") um pouco alto - entre 1,45 e 1,85 gramas por litro - que apresentam pelo menos dois fatores de risco para doenças cardiovasculares (como obesidade, diabetes, hipertensão ou tabagismo) têm 16% de chance de acidente cardiovascular antes dos 75 anos, de acordo com o estudo.

No caso de mulheres acima de 60 anos com o mesmo perfil, o risco é de 12%, de acordo com o estudo, publicado na revista médica britânica The Lancet.

Nos homens com as mesmas características, as chances são de 29% e 21%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.