Publicidade
Cotidiano | Viver com saúde Comportamento

Crianças não devem ter padrões estéticos ou de conduta, alerta psicopedagoga

Profissional chama atenção para o 'desprincesamento' e o quanto padrões de beleza prejudicam nossas meninas

Publicado em: 15.09.2020 às 06:00 Última atualização: 15.09.2020 às 10:04

Mulheres fortes tomaram o lugar das inocentes princesas de antigamente Foto: Divulgação
Pensar no desenvolvimento completo de uma criança é levar em consideração uma educação que contemple questões sociais, assim como estereótipos de gênero e padrões de beleza impostos pela sociedade. Segundo a psicopedagoga especialista em educação, Ana Regina Caminha Braga, a questão não está em querer ser princesa, mas sim no fato de que não são apresentadas outras opções, com diferentes características e perfis. "Se uma menina só assiste filmes de princesa, a tendência é que ela tente imitar esse padrão. Por isso, é relevante que ela também tenha acesso a filmes com outros personagens e diferentes atuações", explica.

A especialista explica que "desprincesar" é quebrar paradigmas e estereótipos de gênero impregnados que os pais e responsáveis levam para a educação de seus filhos já na infância. "É preciso entender que meninos e meninas podem ser tratados e vistos de maneira igual em direitos, apesar do contexto de desigualdade que presenciamos na sociedade."

Crianças sem padrões estéticos ou de conduta

A proposta é mostrar às crianças que podem ser o que quiserem, cita Ana Regina. "O estereótipo dos filmes e desenhos infantis deve ser algo debatido tanto em casa quanto em sala de aula, para que meninos e meninas consigam viver a infância sem entraves e fantasias irreais e principalmente sem comprometimentos psicológicos", informa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.