Publicidade
Acompanhe:
Esportes Conquista

Hamburguense é bicampeã gaúcha de ciclismo

Débora da Luz foi bi do Ranking Gaúcho, além de ter vencido as provas de Contra Relógio e de Resistência

Por André Heck
Última atualização: 09.12.2019 às 21:29

Débora da Luz é bicampeão do ranking gaúcho de ciclismo Foto: Divulgação
A temporada de 2019 foi de grandes conquistas para a ciclista hamburguense Débora da Luz. Depois de conquistar o título gaúcho logo no seu ano de estreia no ciclismo, neste ano ela levou o bicampeoanto do ranking estadual na categoria elite feminino. Além disso, ela foi campeã gaúcha de Contra Relógio e de Resistência, títulos que também vieram na elite. "O ciclismo é feito de detalhes, além do treinamento físico, alimentação, a parte do apoio, a parte de manutenção da bike e o seu psicológico são muito importantes. Correr um campeonato inteiro é superação sempre, pois é muito difícil estar o ano todo bem, uma gripe que você pega já oscila seu rendimento", comentou a atleta.

"Planejei viver esses dois anos no ciclismo, mas não imaginava o quanto esse esporte e a competição em si me faria crescer como pessoa, me daria tantos amigos, e tantas situações de aprendizagem com relação a mim mesma e com relação ao comportamento humano", contou Débora, que atua como coach. "A prova de contra relógio é uma modalidade que se faz com uma bike específica, mais dinâmica, e eu não tenho essa bike. Mas coloquei como meta não só ganhar na elite como fazer o melhor tempo feminino mesmo sem a bike correta e quando passei a linha de chegada o que eu senti não tem explicação. O locutor gritava: 'ela vem para fazer o melhor tempo feminino'. O sentimento de atingir seu objetivo não tem explicação", comemorou a ciclista hamburguense.

Débora ainda relatou as dificuldades de treinar em meio às viagens de trabalho. Quando estava em Três de Maio, ela foi a Santa Rosa, à noite, buscar uma bike emprestada para treinar. "Peguei um táxi e fui até Santa Rosa buscar a bike, voltei pela estrada andando. Muitas vezes, algumas pessoas acham que as coisas são fáceis e que você tem sorte, mas a verdade é que só você mesmo sabe da sua dedicação, do seu foco e de todas as coisas que você abdica para se dedicar a um objetivo."

Ela ainda ressaltou o crescimento das mulheres na modalidade. "A mulherada vem crescendo muito no ciclismo. É muto bacana, esté lindo de ver. Todas estão muito mais fortes, não existe prova ganha. Todas estão de parabéns", salientou Débora, que atualmente mora em Estância Velha.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.