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O que é um E-commerce e porque você deveria começar hoje

Última atualização: 10.04.2019 às 15:17

Você está trabalhando no comércio tradicional? Tem uma pequena indústria que não está dando resultados?
Nos dias atuais, com a agravação do recesso brasileiro, muitas indústrias e comércios tradicionais acabaram encerrando suas atividades.
Desse modo, vários empresários, viram-se obrigados a mudar completamente de ramo.
Geralmente visionários esses empresários passaram a enxergar um ramo que realmente não tem crise: Vender pela internet.
Entretanto, quando falamos em vender pela internet vem a seguinte questão em nossa mente, o que é um e-commerce?
Se você não tem facilidade, mas tem bastante disposição em começar o seu negócio online, esse artigo foi feito para você.
Vamos ajudá-lo, a saber, mais sobre o que é um e-commerce, as suas vantagens e porque você deveria começar hoje!

O que é uma Loja virtual?

Para você ficar familiarizado com o tema, é necessário primeiramente saber o que é uma loja virtual conhecida no mundo digital como e-commerce.
Em linhas gerais, uma loja virtual é uma plataforma onde você oferece para os seus potenciais clientes diversos produtos.
Imaginemos que você tinha uma loja de roupas no centro da sua cidade. Existia uma disposição grande de produtos expostos na sua loja.
Essa era uma loja física, e para o cliente adquirir um produto da sua loja necessitaria dirigir-se até o seu estabelecimento e efetuar a compra.
A loja virtual não difere em termos operacionais de uma loja física, mas sim, em termos logísticos.
Considerando a questão operacional, você terá variedade de produtos, clientes dispostos a consumir, e realização de vendas.
Mas, a logística faz toda diferença. Na loja virtual você não pagará um alto aluguel como paga de um imóvel no centro da cidade.
Os seus produtos podem ser estocados em um cômodo da sua casa, sendo que na sua loja online estarão às fotos dele, e você não precisará sair do conforto do seu lar para trabalhar.
Igualmente, o cliente também não precisa se deslocar para adquirir o produto, escolherá o que quiser tanto pelo notebook quanto pelo celular.
Desse modo, uma loja virtual é todo site que possibilita o cliente a realizar a compra de produtos ou infoprodutos de maneira totalmente online.

Quais as vantagens de uma loja virtual?

As vantagens de uma loja virtual são imensas. Posso garantir que esse será o futuro de todo o comércio.
Pense, há aproximadamente dez anos atrás não existiam smartfones. A geração que hoje tem entre 15 a 20 anos cresceu com um smartfone na mão.
Baseado nisso, você pode concluir que em pouco tempo os hábitos de consumo serão completamente transformados.
Nesse ínterim, as novas gerações digitais praticamente comprarão tudo o que precisam pelo celular.
Só isso, já é motivo de sobra para você montar o seu e-commerce hoje mesmo, mas vamos listar mais algumas vantagens da melhor loja virtual para você:

Essas são apenas algumas vantagens de se montar uma loja virtual, porém existem inúmeras outras.

O que preciso para montar minha loja virtual?
Agora que você já está familiarizado com o tema, deve-se estar se perguntando, como faço para montar minha loja virtual?
Antes de montar propriamente sua loja virtual, é importante entender algumas questões técnicas que te ajudarão a ter sucesso nessa empreitada.
Os principais pontos que devem ser considerados antes de montar o seu negócio online são:

Para esclarecer melhor as dúvidas que certamente surgiram em sua mente, vamos explicar ponto por ponto.

Escolha da plataforma
A escolha da plataforma é fundamental e o primeiro passo para o sucesso do seu e-commerce.
Afinal, tudo o que você construirá será apoiado nela, e por essa razão, é muito importante escolher uma plataforma que seja flexível, para que você possa adequar da melhor maneira a plataforma às necessidades do seu empreendimento.
Como sugestão, podemos indicar a plataforma Shopify por ser altamente versátil, flexível, e fácil de manusear.
Pensando nisso separamos um artigo exclusivo em que abordamos o passo a passo para você montar a sua loja virtual pela plataforma Shopify.

Métodos de pagamento e anti-fraude
Tão importante quanto vender é receber não é mesmo? Afinal, um prejuízo pode impactar negativamente as finanças do nosso negócio.
Desse modo, é importante atentar-se a essa questão, sendo que existem 3 maneiras para receber pagamentos online, sendo elas:

Se você está pretendendo começar o seu e-commerce, os intermediadores de pagamento é a solução mais indicada para você.
Além de serem mais simples de utilizar, assumem o risco de fraude e faz adiantamento de recebiveis para o lojista não perder o giro das compras.

Segurança
Uma das maiores preocupações para quem compra produtos pela internet é a segurança.
Afinal, quando nos dirigimos para uma loja física para comprar, conhecemos o estabelecimento, muitas vezes até o proprietário.
Escolhemos o produto no ato da compra, experimentamos, e vamos embora realizados com o negócio.
Pela internet é um pouco diferente, visto que o cliente deve primeiro fazer o pagamento, escolher o produto por fotos para somente depois receber o produto.
Desse modo, os clientes não desejam que seus dados fiquem expostos na rede, e para isso procuram sites seguros para comprar.
Para que seu site seja considerado um site seguro, e que se preocupa com os dados do cliente, existem dois tipos de sistemas de segurança, SSL e Scan de aplicação IP.
Essas ferramentas ajudam a blindar as informações dos clientes que são colocadas nos formulários do seu site, deixando-os mais seguros em relação às compras.

Marketing
Agora que você já está dominando bem os termos é fundamental saber que a internet possui uma concorrência gigantesca.
Desse modo, investir bastante em marketing é fundamental para sobreviver com sua loja online.
Existem diversas formas de se efetuar marketing na rede, sendo as principais:

Essas são apenas algumas ferramentas básicas, mas o marketing digital é muito mais amplo e você deve explorá-lo ao máximo se deseja ter sucesso no mundo digital.

Suporte ao cliente
Tão fundamental quanto vender e receber é dar todo o suporte que o cliente precisa.
O produto pode sofrer atrasos, ele pode ter várias dúvidas técnicas, enfim, quanto maior for à interação do seu e-commerce com o cliente, tanto na pré-venda quanto na pós-venda, certamente garantirá o seu sucesso.
Afinal, a maior propaganda que transcende o tempo é a boca a boca.

Frete e entrega
Antes de começar a vender pela internet sempre é importante ter muito bem definido como será a entrega.
Quando o cliente faz uma compra no seu site deseja receber o produto sem nenhum dano e no prazo estipulado pela empresa.
Desse modo, ajustar essa questão antes de começar é fundamental.
Hoje, a melhor forma de despacho para vendas web é pelos correios, garantindo que o produto chegue no prazo correto e sem nenhum dano para o cliente.

Vamos começar hoje mesmo o seu e-commerce?
Gostou das nossas dicas? Com esses conhecimentos você já está pronto para começar hoje mesmo a mudar a sua vida.
Comece a planejar a sua loja virtual, defina os pontos principais, escolha a plataforma que indicamos e sucesso nessa sua nova jornada!

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