De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), na 2ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) –São Leopoldo, que engloba 38 municípios, são 73 escolas com funcionamento normal, 60 funcionam parcialmente e 32 estão totalmente paralisadas.
Sobre o final do ano letivo e a recuperação das aulas perdidas, a Seduc informou que todas as escolas estaduais deverão cumprir as 800 horas-aula e 200 dias letivos estabelecidos em lei. "Estamos tranquilos. Não haverá prejuízo para os estudantes", afirma Becker.
Na terça-feira (3) professores e funcionários de escolas, participarão de um grande ato em Pelotas a partir das 13h30, em frente ao mercado público. "Faremos este grande ato na cidade natal do governador. E estamos tendo reuniões e atos em várias partes do Estado", observa Becker.
A principal reivindicação dos professores é o pagamento em dia dos salários, que vem sendo feito de forma parcelada, e itens previstos no pacote 'Reforma RS' apresentado pelo governado Eduardo Leite no mês passado. O fim do plano de carreira, extinção de reajustes por tempo indeterminado e o aumento da contribuição e do tempo para a aposentadoria estão entre as insatisfações dos docentes e funcionários.