Tudo tem seu tempo, tanto a lagarta para se transformar numa borboleta, como uma semente, ou mudinha, para se desenvolver numa bela planta, fruta ou hortaliça. Já dizia Rubem Alves: “Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.” Completamente certo.
No meu tempo livre estou no cultivo de plantas e já estou colhendo o que plantei ano passado! É fato, não estou falando metaforicamente. O ano 2021 foi muito produtivo. Sempre postei nas redes sociais minhas plantas bonitas, o jardim arrumado ou aquele ângulo que não mostrava o lado “feio”. Ninguém quer expor a sua bagunça, não é? Mas eu resolvi mostrar!
Para me ocupar, resolvi colocar, literalmente, as mãos na terra. Final de setembro criei uma conta no Instagram para mostrar a evolução de um cantinho que antes era só mato e onde seria a minha horta. E já é! Porém, estou com outros novos canteiros no meu quintal, além das plantas em vasos. Percebi que elas cuidam muito mais de mim, por isso denominei como minha plantaTERAPIA.
Este é meu projeto de terapia com as plantas, onde compartilho a evolução de tudo o que eu planto, da semente à colheita! Virei uma agricultora? Planteira de quintal confirmo que sim! Tenho 43 anos e nunca havia me interessado por jardinagem ou plantio. Eu estava com sobrepeso e tinha muitas dores no corpo, devido o sedentarismo, a popular preguiça. Fazer um canteiro é tão bom que eu até eliminei uns quilos com as atividades que eu chamo de “crossroça”.
Uma horta ou jardim só faz bem, não é? Ter contato e apreciar a beleza da natureza, se movimentar plantando faz tão bem para o corpo, além de que pesquisar e aprender faz muito bem pro nosso cérebro e pra alma. E comer o que plantamos, então? No meu quintal eu plantei tanta coisa boa!
Desde alface, tomate, beterraba, abóbora, feijão e até milho de pipoca. Uns deram super certo, como o pepino tipo picles, que em apenas 2 meses eu já estava colhendo e tive um total de 15 colheitas de pepininhos deliciosos, e o melhor de tudo: orgânicos! É uma atividade recompensadora que pode dar um pouco de trabalho, mas o resultado será na proporção do esforço! Mais que um hobby: uma terapia. Vamos praticar? Vem acompanhar comigo esse desenvolvimento! Quero te inspirar! Seja bem-vinda (o) às minhas plantas, minhas regas.
Dicas simples e fáceis. Acompanhe no Instagram: @planteiradequintal
Conteúdo publicado na edição do Caderno Bom Exemplo de fevereiro 2022