Publicidade
Cotidiano Refeição

Leve e sofisticado: aprenda a fazer Filé de tilápia à 'beccafico'

Para quem deseja um almoço requintado, a sugestão é esta receita adaptada de uma típica iguaria italiana

Por Marcelo Kenne Vicente
Publicado em: 03.04.2021 às 03:00 Última atualização: 03.04.2021 às 12:23

Para quem deseja um almoço requintado para receber convidados ou para datas especiais, a sugestão é esta receita adaptada de uma típica iguaria italiana. A experiência gastronômica pode ser potencializada se apreciada com a harmonização de um bom vinho. A dica da Associação dos Produtores de Vinhos dos Altos Montes são vinhos brancos, igualmente leves, como chardonnay.

Filé de tilápia à "beccafico"

Por Escola de Gastronomia UCS

Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

1,6kg de tilápia / 500g de farinha de rosca / 8 ovos / 400ml de óleo de girassol / 1,2kg de batata inglesa rosa / 300g de manteiga / 300ml de leite integral / 200ml de azeite / 150ml de vinagre de maçã / 150g de queijo pecorino romano / 150g de queijo parmesão / 3 dentes de alho / 10g de salsa / 2 folhas de louro / noz-moscada a gosto / 2 minialfaces / agrião / rúcula / radicci / pinoli ou castanha-do-pará


Modo de preparo:

1ª etapa / Para o purê de batatas: lave bem as batatas e ferva em água com pouco sal, sem descascar. Deixe cozinhar bem e reserve.

2ª etapa / Ferva o leite com duas folhas de louro, sal, pimenta e noz-moscada moída a gosto. Descasque as batatas ainda quentes, passe no esmagador, acrescente o leite também quente e mexa, adicionando pedacinhos de manteiga até a consistência chegar no gosto desejado. Reserve em banho-maria para que fique quente.

3ª etapa / Pique o alho junto com a salsa e misture com metade da farinha de rosca, os queijos ralados, 4 ovos, sal, pimenta a gosto, e os pinolis ou as castanhas-do-pará picadas. Mexa bem para obter uma massa lisa, mas não mole. Reserve.

4ª etapa / Verifique se os filés de tilápia não têm espinhos, caso contrário tire-os com a ajuda de uma pinça. Coloque sal, pimenta a gosto e metade do vinagre de maçã. Reserve por 20 minutos. Em seguida, seque os filés. Bata 4 ovos e reserve.

5ª etapa / Coloque a farinha de trigo e de rosca em 2 tigelas separadas. Espalhe o recheio na parte da barriga de cada peixe, una os 2 filés como um sanduíche, passe na farinha de trigo, no ovo, na farinha de rosca e reserve.

6ª etapa / Em uma frigideira, esquente o azeite e o óleo de girassol, quando estiver em 160° C, coloque a tilápia e cozinhe até ficar bem dourada.

7ª etapa / Lave e seque bem todas as folhas, faça um vinagrete com o azeite, sal e vinagre de maçã a gosto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.