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Musculação é aliada para garantir boa noite sono, diz estudo

É importante, no entanto, estar atento ao horário de execução e à intensidade dos treinos

Por Da redação
Publicado em: 23.05.2022 às 05:53 Última atualização: 23.05.2022 às 10:13

Praticar musculação pode ser melhor do que fazer atividades aeróbicas para melhorar a duração e a qualidade do sono, aponta estudo divulgado pela American Heart Association. E isso tem impacto direto na saúde do coração, já que um sono ruim está associado ao maior risco de pressão alta, aterosclerose e de eventos cardiovasculares, como um AVC.

Para melhorar a duração e a qualidade do sono, estudo indica a musculação
Para melhorar a duração e a qualidade do sono, estudo indica a musculação Foto: Adobe Stock
Embora a atividade aeróbica seja frequentemente recomendada para melhorar o descanso durante a noite, eram poucos os trabalhos sobre os efeitos de outros tipos de treino nesse repouso noturno.

"Os resultados desse trabalho mostram que os exercícios aeróbicos também são importantes, mas abrem uma nova linha de possibilidades para indicação do treino de força como alternativa ao sedentarismo e na qualidade do sono", afirmou a cardiologista Luciana Janot, do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein, que atua na área de cardiologia do exercício.

Luciana ressalta, no entanto, que é importante estar atento ao horário de execução e à sua intensidade. Algumas pessoas podem ficar mais agitadas ao praticarem atividade física à noite. Nesse caso, aconselha-se evitar o treino antes de dormir, porque o exercício é um estimulante e pode causar dificuldade para a pessoa conseguir adormecer.

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