Publicidade
Cervejeiros

Blog Cervejeiros | Cervejaria mais antiga do mundo

Cervejaria Weihenstephan é a mais antiga do mundo Foto: Micheli Aguiar/ GES-Especial
As pessoas fazem cerveja há mais de 7 mil anos e, ao longo deste tempo, nós humanos mexemos, brincamos e aperfeiçoamos receitas, criando a cultura da cerveja moderna que conhecemos hoje.

Embora atualmente existem milhares de cervejarias para escolher, com novas fábricas abrindo quase todos os dias, algumas cervejarias em todo o mundo realmente resistiram o passar das décadas, conseguindo manter-se abertas com todas as probabilidades e continuando a produzir as cervejas icônicas. Mas qual a cervejaria mais antiga do mundo ainda em atividade?

A Cervejaria Weihenstephan, fundada em 1040, é a cervejaria mais antiga do mundo. A cervejaria da Baviera Weihenstephan sobreviveu a quatro incêndios, três pragas, diversos terremotos e várias guerras ao longo de sua história de mil anos. Sua persistência obstinada valeu a pena.

Weihenstephan foi construído como um mosteiro em 725 (isso mesmo, o ano tem apenas três dígitos), e os registros monásticos detalham a primeira referência de lúpulo em 768. Os historiadores presumem que os monges já estavam fabricando cerveja naquela época.

A cervejaria foi oficialmente licenciada para fazer e vender cerveja em 1040. Mais de setecentos anos depois, o mosteiro fechou devido à secularização do estado da Baviera, mas os monges continuaram a fabricar cerveja.

Esta área na Baviera, mais tarde, tornou-se um centro global para a educação cervejeira, que começou em 1852, quando a Escola Agrícola Central se mudou para Weihenstephan. A renomada escola cervejeira agora se chama Universidade Técnica de Munique e continua a trabalhar em estreita colaboração com a cervejaria.

Atualmente, a Cervejaria Weihenstephan fabrica cerca de 12 estilos, e a cerveja de trigo representa cerca de 88% da produção total da cervejaria. Todas as cervejas estão em conformidade com a Lei de Pureza Alemã, que determina que a receita leve apenas água, malte, lúpulo e levedura.

Amostras de cerveja são enviadas para a universidade para serem testadas e analisadas antes de irem para as torneiras de hoje. Assim, enquanto Weihenstephan mantém profundas raízes históricas, a cervejaria continuou a evoluir, o que é um dos motivos de seu status como a cervejaria mais antiga do mundo.

Claro que existem outras antigas, como as cervejarias trapistas: Weltenburg Abbey Brewery (Alemanha, 1050), Affligem Brewery (Bélgica, 1074), Bolten Brauerei (Alemanha, 1266) e Augustiner-Bräu (Alemanha, 1328).

É bem fácil de achar essas cervejas nos mercados especializados como a Costi Bebidas em Porto Alegre. Compre a sua deguste e depois me diga como foi, comente e compartilhe nosso blog, e se tiver dúvida me mande uma mensagem. Não esqueça de me seguir em minhas redes sociais @bentocla.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.