Publicidade
Cotidiano | Entretenimento Dica

Comentário: Beforeigners, da HBO Go

Seriado norueguês mistura viagens no tempo, épico, policial e humor

Por André Moraes
Publicado em: 13.02.2021 às 03:00

Esta série norueguesa da HBO Go é uma daquelas pérolas que de vez em quando você encontra nas tevês por assinatura ou no streaming. Beforeigners mistura policial, drama, ficção científica e épico, com toques de humor.

Ambientada em Oslo, nos dias atuais, a série começa com uma série de eventos bizarros. Após clarões no mar que passam a se suceder diariamente, a cidade é invadida por náufragos temporais.

São pessoas de três períodos: a pré-história, o tempo dos vikings e o século 19. Com o influxo destes viajantes do tempo, há uma crise econômica e urbana, enquanto se tenta arranjar lugar e ocupação para todo mundo.

O herói é um policial cuja esposa, logo no começo, o abandona para viver com um homem vindo da era vitoriana. Por marketing, o departamento decide colocá-lo como parceiro de uma recruta viking.

A trama acompanha um mistério, ao mesmo tempo que retrata a adaptação e o choque cultural. A parceira do protagonista é uma guerreira meio tosca, mas que se adapta bem à luta feminina do século 21.

Com seu título que é um trocadilho entre "before" ("antes") e "foreigners" ("estrangeiros"), a série pode ser vista como uma metáfora sobre a onda de imigração na Europa. Mas também lida com sexismo, discriminação social e geopolítica. É, literalmente, um comentário sobre os tempos. (André Moraes)

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.