Publicidade
Cotidiano | Gourmet Doce

Bolo Cocada: coberto com calda de caramelo e lascas de coco fresco

Existem infinitos tipos e sabores de bolos, mas este aqui é diferenciado. A chef Cecília Victorio sugere uma opção que já sai do forno decorada: o Bolo Cocada. É coberto com calda de caramelo e lascas de coco fresco

Por Marcelo Kenne Vicente
Publicado em: 31.10.2020 às 03:00 Última atualização: 31.10.2020 às 10:03

Delícia de coco para adoçar a tarde Foto: Divulgação Cecília Victorio
Por chef Cecília Victorio

Rendimento: 12 fatias

Ingredientes

Para a calda / 2 1/2 xícaras de chá de açúcar / 1/2 xícara de chá de água

Para a massa / 3 colheres de sopa de manteiga sem sal / 2 xícaras de chá de açúcar refinado / 5 ovos inteiros / 3 xícaras de chá de farinha de trigo / 1 pitada de sal / 100ml de leite de coco / 100ml de leite / 1 colher de sopa de fermento em pó / 2 xícaras de chá de coco fresco ralado grosso

Modo de preparo

1ª etapa / Calda: em uma panela, coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo e não mexa. Quando atingir a cor de caramelo claro, desligue o fogo.

2ª etapa / Adicione aos poucos água morna, mas cuidado para não se queimar porque a água vai borbulhar. Mexa lentamente. Leve ao fogo novamente por 1 minuto.

3ª etapa / Desligue e deixe esfriar. A calda ficará espessa, porém maleável. Reserve.

4ª etapa / Massa: em uma batedeira, coloque a margarina e o açúcar. Bata em velocidade máxima por 5 minutos ou até obter um creme esbranquiçado.

5ª etapa / Com a batedeira ligada, junte os ovos um a um e continue batendo por mais 3 minutos. Adicione a farinha, o leite e o leite de coco alternadamente e bata por mais 2 minutos.

6ª etapa / Coloque a pitada de sal e mexa com a espátula. Acrescente o fermento em pó e mexa sem bater.

7ª etapa / Montagem: unte com margarina uma forma de 25 cm com buraco no meio. Coloque a calda na forma forrando o fundo.

8ª etapa / Espalhe o coco ralado sobre a calda. Finalize colocando toda massa. Leve ao forno a 180º C por 45 minutos. Depois, deixe esfriar por 15 minutos. Desenforme ainda morno e despeje a calda no bolo.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.