O Ministério do Turismo divulgou o resultado final da seleção dos roteiros que vão participar da 2ª edição do projeto Experiências do Brasil Rural. São sete rotas que ganham apoio para fomentar o desenvolvimento do turismo no campo.
O projeto tem como objetivo fomentar a estruturação de destinos e empreendimentos da agricultura familiar associados ao turismo, a partir da capacitação de empresários e produtores rurais com vistas à oferta de experiências aos visitantes. Ao final, os participantes recebem suporte para inserir produtos e serviços no mercado turístico, como em bares, restaurantes, meios de hospedagem e lojas de artesanato.
Perfis
Entre os destaques, o roteiro Caminhos de Dona Francisca, de Joinville (SC), é ligado às cadeias produtivas associadas da cachaça e do mel. Oferece paisagens bucólicas de serra e propriedades com belos jardins. No trajeto, paradas para a compra de bebidas, artesanato típico, flores, plantas, produtos coloniais, frutas e delícias da gastronomia alemã. A rota permite contemplar o caminho da Estrada Dona Francisca (SC-418) e as belezas exuberantes da Serra do Mar.
No Ceará, a Rota Verde do Café é baseada nas cidades de Guaramiranga e Mulungu (CE), passando pelas cadeias produtivas do café e da farinha de mandioca. O roteiro se insere na região do Maciço de Baturité, que abriga uma área de proteção ambiental com 32.690 hectares. É a morada do chamado "Café de Sombra', cultivado à sombra da mata serrana, o que confere ao solo local muitos nutrientes.