Publicidade
Cotidiano | Viver com saúde Viver com Saúde

Confira dicas para auxiliar a saúde mental dos idosos

Especialmente com o distanciamento social, pessoas na terceira idade exigem mais cuidados

Publicado em: 05.10.2020 às 03:00 Última atualização: 05.10.2020 às 08:34

Por exigirem cuidados redobrados, muitos idosos acabam vivendo um isolamento social mais intenso e estão mais propensos ao sentimento da solidão e ansiedade, explica a coordenadora de Psicologia da Estácio/RS, Marcia Rejane Semensato. A psicóloga traz dicas que podem auxiliar na saúde emocional dos idosos:

Pergunte se o familiar precisa de algo, se está bem, se mostre disponível para auxiliar em alguma tarefa ou apenas para conversar.

Se ele pede auxílio, se compartilha seus sentimentos e pensamentos. O isolamento de contato afetivo sugere que outras questões de saúde emocional podem estar se manifestando ou se agravando, como solidão, desamparo ou inatividade.

Aplicativos de chamada de vídeo, por exemplo, podem amenizar a saudade dos familiares. Além de que aprender coisas novas fortalece a cognição e aumenta a autoestima.

 

Dia do Idoso para se comemorar perto da família

Em 1º de outubro comemoramos o Dia do Idoso, data que marca quando a Lei N°10.741, o Estatuto do Idoso, entrou em vigor. Lembramos assim o respeito e a atenção em saúde a ele. Muitas vezes, o idoso vivencia um sofrimento e pode ter dificuldades de pedir auxílio, por isso é importante uma rede de apoio em casa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.