Neste domingo (28), na entrevista coletiva depois da derrota para o Palmeiras, Renato preferiu não confirmar a renovação. "O mais importante é o título da Copa do Brasil. (A renovação) É um conversa que terei com o presidente Romildo Bolzan Júnior", afirmou o treinador, que também não poupou críticas ao VAR. "Nós tomamos o gol em um lance que não foi dado a favor do Grêmio. Os pequenos detalhes decidem uma partida, um título, um campeonato, como aconteceu hoje".
Portaluppi chegou ao clube gaúcho em 2016 e recolocou o Tricolor no caminho dos títulos. Embora tenha conquistado a Copa do Brasil (2016), Libertadores (2017), Gauchão (2018, 2019 e 2020), Recopa Sul-Americana (2018), Renato não é mais unanimidade entre os torcedores e direção. No entanto, o vice-presidente de futebol Paulo Luz afirmou que acredita na renovação do comandante. "Nós temos muita confiança de que o Renato vá permanecer conosco. Se isso não acontecer, o que eu não acredito, o Grêmio buscará alternativas para dar sequência", declarou.
O dirigente tricolor disse ainda que é possível reverter a desvantagem e conquistar o hexa da Copa do Brasil e buscar a vaga na fase de grupos da Libertadores. "Nós perdemos só a primeira batalha. Nós ainda temos a segunda batalha e o encerramento da guerra, que vai acontecer lá no Allianz Parque. Nós vamos estar muito focados para fazer um grande jogo e buscar reverter esse insucesso".
O Gauchão começa para o Grêmio nesta quarta-feira (3), às 19 horas, quando o Tricolor recebe o Brasil-Pel, na Arena, pela 2ª rodada. A estreia estava prevista contra o Caxias, mas a partida que seria a primeira no Estadual foi adiada por conta da decisão da Copa do Brasil. Para enfrentar o Xavante, que estreou com derrota por 1 a 0 para o Aimoré, no sábado, o Tricolor deve ter em campo jogadores que não vinham atuando entre os profissionais e parte do time de transição.
O clube deve iniciar a competição sob comando de Thiago Gomes, treinador da transição. Entre os atletas que poderão ser observados pela torcida estão Pedro Lucas, Victor Bobsin, Léo Pereira, entre outros. Na preparação, o sub-23 gremista fez sete jogos-treinos, com uma vitória, três empates e três derrotas.