Publicidade
Botão de Assistente virtual
Esportes | Inter Colorado

Um clássico moderno neste domingo em Porto Alegre

Inter e Corinthians até já decidiram Brasileirão, mas a rivalidade só explodiu neste século

Por João Linden
Publicado em: 22.10.2021 às 21:53 Última atualização: 22.10.2021 às 21:53

Inter e Corinthians já se enfrentam desde a década de 1940 e voltam a medir forças neste domingo, às 16 horas. Em 1976, o mesmo Beira-Rio que sediará o confronto deste final de semana foi palco da final do Brasileirão entre as equipes. A disputa por esse título, aliás, foi a grande responsável pela explosão de rivalidade entre gaúchos e paulistas, mas na edição 2005.

No primeiro turno, Edenilson marcou o gol colorado no empate em 1 a 1
No primeiro turno, Edenilson marcou o gol colorado no empate em 1 a 1 Foto: Ricardo Duarte/Inter
Jogos válidos pelo campeonato nacional, podem gerar lembranças negativas aos colorados. Nomes como Luiz Zveiter, Edílson Pereira de Carvalho e Márcio Rezende de Freitas remetem a um polêmico vice-campeonato em 2005 - o troféu ficou exatamente com o Corinthians.

Por falar em vice, como esquecer da disposição corintiana na última rodada do Brasileirão 2020. Mesmo sem mais nada a disputar, um empenhado time paulista veio ao Beira-Rio e segurou o 0 a 0 que extinguiu o sonho do tetracampeonato colorado.

Confrontos entre Inter e Corinthians
Confrontos entre Inter e Corinthians Foto: Arte Alan Machado/GES

Entre 2005 e 2020, porém, há outro evento traumático para os colorados envolvendo o Corinthians: a final da Copa do Brasil de 2009. No ano em que completava 100 anos, o time, então comandado por Tite, buscava um título nacional para consagrar o centenário. O Inter conseguiu chegar à final do torneio eliminatório, mas acabou derrotado pelo Corinthians liderado por Ronaldo. Desde a decisão de 12 anos atrás, Inter e Corinthians já se reencontraram outras 24 vezes: 22 pelo Brasileirão e duas pela Copa do Brasil (veja ao lado).

O jogo deste domingo, pode não estar valendo taça, mas também tem caráter decisivo. Inter e Corinthians chegam a essa 28ª rodada com os mesmos 40 pontos na tabela. Dependendo do resultado, um dos dois ficará mais longe da almejada vaga no G4.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.