Publicidade
Notícias | Mundo Descobertas

Perseverance envia as primeiras imagens de Marte

Ao contrário dos robôs anteriores, a maioria das câmeras do Perseverance captura imagens em cores.

Publicado em: 19.02.2021 às 21:27 Última atualização: 19.02.2021 às 21:28

Menos um dia depois que o Perseverance, robô explorador da agência espacial Nasa, pousou  com sucesso em Marte, já temos as primeiras imagens do planeta. Conforme informações divulgadas pela agência espacial, ao contrário dos robôs anteriores, a maioria das câmeras do Perseverance captura imagens em cores. Logo após o pouso, duas das câmeras de perigo (Hazcams) capturaram imagens da frente e de trás do veículo espacial, mostrando uma de suas rodas na terra marciana.

Nos próximos dias, os engenheiros examinarão os dados do sistema do rover, atualizando seu software e começando a testar seus vários instrumentos. Nas semanas seguintes, o Perseverance testará seu braço robótico e fará sua primeira e curta viagem. Levará pelo menos um ou dois meses até que o Perseverance encontre um local plano para deixar o Ingenuity, o mini-helicóptero preso à barriga do rover, e ainda mais antes que ele finalmente pegue a estrada, iniciando sua missão científica e buscando seu primeiro amostra de rocha e sedimentos marcianos.

Mais sobre a missão

O objetivo principal da missão do Perseverance em Marte é a pesquisa em astrobiologia , incluindo a busca por sinais de vida microbiana antiga. O rover caracterizará a geologia do planeta e o clima anterior e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos, abrindo caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho.

As missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA (Agência Espacial Européia), enviarão espaçonaves a Marte para coletar essas amostras em cache da superfície e devolvê-las à Terra para uma análise aprofundada.

A missão Mars 2020 Perseverance é parte da abordagem de exploração Lua a Marte da NASA, que inclui missões Artemis à Lua que ajudarão na preparação para a exploração humana do Planeta Vermelho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.