Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País POLÍTICA

Votação e divulgação dos resultados da eleição seguirão somente o horário de Brasília

Primeiros números da eleição presidencial começarão a ser divulgados logo depois das 17 horas e não mais a partir das 19 horas

Por Redação
Publicado em: 04.07.2022 às 16:52 Última atualização: 04.07.2022 às 17:04

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu seguir somente o horário oficial de Brasília na eleição deste ano. Isso significa que em todos os Estados, independente de fuso horário, a votação terá início às 8 horas de Brasília e término às 17 horas (também de Brasília). A nova regra agilizará também a divulgação dos resultados.

Primeiro turno da eleição será no dia 2 de outubro e, segundo turno, no dia 30 do mesmo mês
Primeiro turno da eleição será no dia 2 de outubro e, segundo turno, no dia 30 do mesmo mês Foto: Diego da Rosa/GES
Justamente por conta do fuso horário, tradicionalmente os primeiros resultados da eleição presidencial eram divulgados pelo TSE somente a partir das 19 horas (horário de Brasília). A medida era necessária para que a apuração não influenciasse na escolha de quem, por conta do fuso horário, ainda poderia votar.

Com a mudança, o TSE informa que logo após às 17 horas (pelo horário de Brasília) já será possível divulgar as primeiras parciais da eleição tanto para presidente quanto para governador, senador e deputados estadual e federal.

"Às 17 horas de Brasília as urnas são encerradas, salvo caso pontual de filas. Normalmente alguns minutos depois os primeiros dados já são lançados no sistema e divulgados. Neste ano, as parciais para presidente também serão divulgadas junto e não mais somente a partir das 19 horas", resumiu nesta segunda-feira (4) Alberto Cavalcanti, do setor de totalização e divulgação do TSE.

Com a mudança, Estados que têm fuso horário diferente de Brasília abrirão e fecharão os locais de votação não com base no horário local, mas sim no oficial do País. Por exemplo: Rio Branco, no Acre, está uma hora atrás do horário de Brasília. Isso significa que lá a eleição vai começar às 7 horas e se encerrar às 16 horas pelo horário local.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.