Publicidade
Notícias | Região Ensino presencial

Semana começa com reencontros nas escolas

Alunos vão retomando ensino presencial, alguns após mais de um ano

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 04.05.2021 às 03:00

Uma das instituições da região que retomaram aulas foi a Albano Hansen, de Dois Irmãos Foto: Inézio Machado/GES
Ontem foi a vez de reencontrar a escola para muitos alunos que estavam há mais de um ano sem aulas presenciais. Caso, por exemplo, de algumas turmas da rede municipal de Dois Irmãos.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Hansen, localizada no bairro Travessão, em Dois Irmãos, os alunos do 1º e 2º anos chegaram a retornar às aulas presenciais por três dias em fevereiro, mas os alunos do 3º ao 9º anos estavam afastados desde o início da pandemia.

O diretor da escola, Nerison Hoffmann, conta que a preparação para o retorno estava concluída desde o início do ano, apenas aguardando a liberação para a retomada das aulas.

Planejamento

"A preparação foi toda feita em fevereiro. Simplesmente pegamos toda essa organização e passamos para agora. As famílias e os alunos já sabiam como ia funcionar esse retorno."

A escola adotou protocolos sanitários para evitar o risco de contágio. Na entrada, os alunos têm a temperatura medida e passam álcool gel nas mãos. As classes ficam a 1,5 metro de distância.

Na porta da sala está fixado o limite de alunos e será colocado também o espelho de classe, com o lugar fixo de cada aluno. De acordo com o diretor, em caso de algum aluno contaminado, a medida permite verificar quem teve contato mais próximo.

Foram criados dois recreios, em horários diferentes, para reduzir o movimento nos pátios. É o professor quem busca a turma para retornar à sala. Foram feitas ainda algumas adaptações, nos banheiros.

As famílias optam em mandar ou não os alunos para a escola. Os que têm aulas presenciais vão à escola quatro vezes por semana. Em um dos dias da semana, os professores atendem os alunos que permanecerão no ensino remoto, tirando dúvidas sobre o conteúdo por meio de chamada de vídeo.

Reencontro

O convívio com os colegas era uma das coisas das quais Vitor Kich, de 12 anos, mais sentia falta na escola. "Está sendo bom. Eu sentia falta dos colegas e nas aulas on-line não dava para aprender tanto, porque era só uma hora", afirma o aluno da 7ª série.

Sem aulas presenciais, Vitor adaptou a rotina de estudos em casa. "Eu acordava às 7h30 e fazia as atividades. Daí a minha aula era das 9h30 às 10h30. Normalmente eu terminava as minhas atividades de manhã e de tarde eu ficava no meu tempo livre." Com o retorno das aulas presenciais, ele espera conseguir aprender mais e tirar as dúvidas sobre o conteúdo.

Região

Com a retomada gradativa em vários níveis, esta experiência de retorno se repetiu em várias cidades da região e também ao longo de diferentes níveis de ensino. Mesmo para quem não tenha filhos matriculados em escolas, a própria visão das crianças com mochilas já era um reencontro.

Escolas particulares retornam com aulas presenciais a todas as séries

Volta às aulas Marista Pio Xii Novo Hamburgo Foto: Pamela Rosa/Divulgação Pio XII
Com as aulas presenciais retornando gradativamente desde a segunda-feira passada, escolas particulares concluem nesta segunda-feira (3) a volta dos alunos às salas de aula. No Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo, voltaram as séries que faltavam, do 3º do Ensino Fundamental ao 2º do Ensino Médio.

O movimento pela manhã foi tranquilo. Neste turno, são atendidos estudantes a partir do 6º do Ensino Fundamental. Como estão em período de provas, os estudantes podem escolher se as realizam em casa ou na escola.

O movimento maior é aguardado para o turno da tarde, quando são atendidos alunos da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.