Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região EM NOVEMBRO

Movimento Tradicionalista Gaúcho promove o Festival dos Festivais em Santa Cruz do Sul

Serão três eventos em conjunto, Enart, Fegadan e Fegachula; CTGs Rancho da Saudade e Aldeia dos Anjos confirmam presença

Publicado em: 23.10.2021 às 17:53 Última atualização: 23.10.2021 às 18:39

Após um ano sem a possibilidade de promover eventos culturais, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), anunciou que em novembro a cidade de Santa Cruz do Sul vai receber o Festival dos Festivais. Reunindo o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), Festival Gaúcho de Danças (Fegadan) e o Festival Gaúcho de Chula (Fegachula), a celebração vai acontecer nos dias 13,14 e 15 de novembro.

Após um ano e meio sem atividade, Festival dos Festivais vai acontecer em Santa Cruz do Sul no mês de novembro
Após um ano e meio sem atividade, Festival dos Festivais vai acontecer em Santa Cruz do Sul no mês de novembro Foto: Rodrigo Assmann / MTG
O Festival dos Festivais terá transmissões ao vivo através das redes sociais do MTG. Com o avanço na vacinação, o Ginásio da Oktoberfest poderá receber entre 1250 e 1600 pessoas nos três dias de mostras. Seguindo o decreto do Governo do Estado, será exigido o passaporte vacinal, com a apresentação do comprovante através do aplicativo ConectSUS ou da carteirinha de vacinação.

De acordo com a vice-presidente do MTG, Madeline Zancanaro, o caráter do evento é mostrar a união do tradicionalismo regional. “Queremos acolher a retomada, motivar o recomeço e mostrar a arte e a cultura como um todo.” Ela comunicou que no que se diz respeito ao Enart, o festival não terá caráter competitivo. “Apenas as modalidades individuais terão caráter de concurso, as de dança serão mostras”, concluiu.

Maiores campeões confirmados

Maior campeão do Enart com 11 títulos, o CTG Aldeia dos Anjos de Gravataí, está confirmado na edição deste ano. De acordo com o patrão, Joelso Silva, no dia 6 de novembro o grupo fará uma pré-estreia do repertório que será apresentado em Santa Cruz do Sul.

No total, serão 65 pessoas representando o Aldeia no Festival dos Festivais. "O formato de mostra de danças tradicionais, o caráter não competitivo do Festival dos Festivais, é uma novidade e marca um momento importante de retomada dos trabalhos nos grupos de danças tradicionais. Estamos muito motivados e trabalhando forte para levar um trabalho de muita qualidade para o festival”, disse o instrutor da Invernada adulta, Paulo Gnoato.

A apresentação do Aldeia dos Anjos será pouco depois do meio-dia no dia 13 de novembro, segundo Paulo, a preparação está sendo feita com muito carinho. "A oportunidade de participar de um momento histórico, tão significativo, tem norteado toda nossa caminhada até o festival. Estamos encaminhando tudo como se fosse o nosso velho e conhecido ENART”, concluiu.

De Cachoeirinha, o CTG Rancho da Saudade, sete vezes vencedor do Enart, também confirmou sua participação. "Mesmo não tendo caráter competitivo é um momento para nos unirmos e auxiliar na retomada dos eventos artísticos, fomentando assim a cultura tradicionalista do nosso estado”, afirmou Gilberto Buffi, coordenador da Invernada adulta.

Os grupos adultos das danças tradicionais, além de um casal da dança de salão e um trio de chula, serão os representantes do Rancho. O Patrão Tauner Machado, não esconde a expectativa pelo Festival. “Serão três eventos ao mesmo tempo, depois de tanto tempo sem podermos nos reunir, temos certeza do sucesso e a preparação está feita com muito carinho”, finalizou.

 

Formato do evento

As categorias coletivas serão sem competição: Danças Tradicionais ENART, Danças Tradicionais FEGADAN, Danças Birivas e Danças de Salão.

As categorias individuais serão com competição: Chula individual e trio (em estudo), Gaita, Violino/Rabeca, Violão/Viola, Conjunto Vocal, Conjunto Instrumental, Intérprete Solista Vocal Masculino/Feminino, Trova Campeira (Mi Maior), Trova Martelo, Trova Gildo de Freitas, Declamação Feminina/Masculina, Causo, Pajada e Poesia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.