A obra cinematográfica do músico Teixeirinha vai rodar o Rio Grande do Sul. O ponto de partida da exibição do Festival de Filmes Teixeirinha será Rolante, a terra natal de Vítor Matheus Teixeira.
Fazem parte do festival os filmes 'Motorista sem Limite', 'Ela Tornou-se Freira', 'Teixeirinha a 7 Provas', 'Pobre João', 'A Quadrilha do Perna Dura', 'Carmem a Cigana', 'Na Trilha da Justiça', 'O Gaúcho de Passo Fundo', 'Meu Pobre Coração de Luto', 'Tropeiro Velho' e 'A Filha de Iemanjá'.
Devido à capacidade do espaço, serão disponibilizadas senhas, a serem retiradas antecipadamente, a partir desta quarta-feira (18). A distribuição ocorre de segunda a quinta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17h15, e na sexta-feira das 8 horas às 13 horas, no local da apresentação.
Como sugestão aos visitantes, na entrada haverá um ponto de coleta de alimentos não perecíveis e agasalhos.
Serão exibidos filmes protagonizados por Teixeirinha, lançados entre 1967 e 1981. São comédias, dramas e aventuras. Desde a década de 1960 estes filmes foram vistos por mais de dez milhões de pessoas.
O Festival segue até dezembro. A previsão é de que pelo menos 150 municípios recebam a programação. Estima-se que mais de 1,2 mil sessões sejam exibidas para 200 mil pessoas.
Os filmes serão sempre exibidos na rua, em espaço aberto, ou em Centros Culturais, ginásios, Teatros do Sesc e Comunidades Agrícolas.
O projeto é realizado pela filha Nancy Margareth Teixeira, representante da Teixeirinha Produções Artísticas, Carlos Eugênio Peralta da Guarujá Filmes e Fato Comunicação Integrada.
9h - Filme Teixeirinha a 7 Provas
14h Filme Ela Tornou-se Freira
19h Abertura do Festival na Rua Coberta - Filme Coração de Luto
9h - Filme Carmen a cigana
14h Filme Meu Pobre Coração de Luto
19h Filme A Quadrilha do Perna-Dura
14h Filme A Filha de Iemanjá
16h30min Filme Na trilha da Justiça
19h Filme O Gaúcho de Passo Fundo
14h Filme Pobre João
16h30min Filme Tropeiro Velho
19h Filme Motorista sem Limites
Local de exibição: Espaço Cultural de Rolante
Av. Getúlio Vargas, 62 – Centro.