Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região MEIO AMBIENTE

Pó branco que cobriu ruas perto da Refap em Canoas e Esteio não é tóxico, confirma a refinaria

Processo que gerou material não será mais utilizado, segundo comunicado da prefeitura de Canoas

Por Redação
Publicado em: 19.06.2022 às 22:11

A Refinaria Alberto Pasqualini, da Petrobras, localizada em Canoas e quase no limite com o município de Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, confirmou na noite deste domingo (19) que o pó branco expelido do complexo durante a madrugada não é tóxico. Ruas, casas e carros amanheceram cobertos por uma fuligem desconhecida, o que preocupou os moradores.

Carros ficaram cobertos por substância branca e espessa
Carros ficaram cobertos por substância branca e espessa Foto: Reprodução
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canoas, a refinaria informou que vai providenciar a limpeza na vizinhança nesta segunda-feira (20). A Refap reafirma que o produto não é tóxico e informa que os moradores podem entrar com contato pelo telefone 0800 2828280 para mais informações. A limpeza também deve ser agendada por este mesmo número.

O pó branco foi expelido por uma das chaminés da refinaria chamada de catalisador FCC. Embora não tenha dado mais detalhes do tipo de material que atingiu a vizinhança, a Refap informou à Prefeitura e à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) que não vai mais utilizar o processo do qual a fuligem pode ter decorrido. Técnicos da Prefeitura e da Fepam monitoraram o caso durante todo o dia. Não houve relatos de moradores com problemas de saúde e nem danos ao meio ambiente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.