A Unisinos foi contemplada e teve aprovado um projeto no edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A confirmação pela Finep ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (5). O projeto da Unisinos foi o melhor colocado no Rio Grande do Sul e o segundo no País, com média 4,94 e valor de R$ 13.898,894,17.
A atração de 30 novas empresas e startups e a expansão de 15 mil metros quadrados de espaços empresariais, no próprio campus, estão entre as metas do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos) até 2026 - assim como criar quatro novos centros de pesquisa e desenvolvimento.
Atualmente, o Tecnosinos conta com 110 empresas, entre consolidadas e startups, e a meta é chegar a 2026 com 140. Além do Brasil, seis outros países estão representados no parque: Alemanha, Coreia do Sul, Holanda, Índia, Suécia e Suíça. A governança do Tecnosinos é compartilhada entre Unisinos, prefeitura de São Leopoldo, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL) e a Associação das Empresas do Polo de Informática de São Leopoldo.
No total, o edital Parques Tecnológicos da Finep, lançado em dezembro do ano passado, irá destinar R$ 320 milhões de recursos não reembolsáveis do Fundo Verde Amarelo a projetos de parques em implantação ou em operação. O objetivo é incentivar o desenvolvimento tecnológico local e regional, o aumento da competitividade e a interação entre empresas e instituições de Ciência e Tecnologia, além de promover ecossistemas de inovação. Segundo a Finep, são levados em conta na análise, a capacidade em P&D dos parques, seu portfolio de novos produtos, o conjunto de empresas âncoras e a integração empresarial, bem como sua capacidade de atração de investimentos.