Depois de um feriadão de Páscoa em que os termômetros tiveram marcas agradáveis tanto durante o dia quanto à noite, até por conta de uma atmosfera mais seca que favoreceu o resfriamento noturno, esta semana já registra a volta do calor. As condições climáticas na região têm favorecido o predomínio da amplitude térmica. Ou seja, durante a parte da manhã, as mínimas são mais baixas, porém, na parte da tarde, o abafamento ganha força e as temperaturas se aproximam dos 30°C em boa parte das cidades.
De acordo com a MetSul Meteorologia, até o fim de semana, uma massa de ar quente atua sobre o Estado trazendo temperaturas elevadas para esta época do ano. Com relação a abril, estima-se que as temperaturas estão, aproximadamente, 5°C acima da média histórica para o mês.
Além dos termômetros elevados, a chuva também será escassa em boa parte do Rio Grande do Sul. Meteorologistas projetam risco de pancadas isoladas, apenas, para a metade Norte do Estado. O calor ficará mais acentuado entre esta quarta-feira (7), quando máximas chegam aos 31°C, e o fim de semana, quando o tempo vira.
Grande parte da semana sem chuva. O retorno de uma frente fria, que avançará no domingo (11) deve trazer instabilidade. A previsão é que a chuva atingirá mais o Leste de Santa Catarina e do Paraná, além, claro, do Rio Grande do Sul.
Tais condições favorecerão a amenização do calor. Veja as temperaturas na região metropolitana de Porto Alegre para os próximos cinco dias:
Quinta-feira (8)
Sexta-feira (9)
Sábado (10)
Domingo (11)
Segunda-feira (12)