Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul COMBATE À PANDEMIA

Cerca de 500 mil doses da vacina da Pfizer chegam ao Estado

Nova remessa será destinada às pessoas que aguardam pela segunda dose e também à dose de reforço dos idosos

Publicado em: 23.10.2021 às 17:12 Última atualização: 23.10.2021 às 17:23

O Governo do Rio Grande do Sul recebeu, na manhã da última sexta-feira (22), nova remessa de vacinas contra a Covid-19 da fabricante Pfizer, destinadas a seguir imunizando a população.

Foram recebidas 535.860 doses, que serão utilizadas para segunda aplicação de quem já recebeu a primeira dose há, no mínimo, oito semanas, e para idosos que já completaram o esquema vacinal há seis meses e precisam realizar o reforço da imunização.

Vacinas da Pfizer serão destinadas à segunda dose da comunidade e o reforço dos idosos
Vacinas da Pfizer serão destinadas à segunda dose da comunidade e o reforço dos idosos Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

“Apenas uma dose da vacina, no caso da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac, não é suficiente para atingir a proteção ideal contra a doença”, destaca a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri. “É fundamental que as pessoas recebam a segunda dose, mesmo que o prazo ideal tenha passado”, acrescentou.

Queda nas mortes pela doença

Com cerca de 93% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose, conforme dados de até a última sexta-feira, o Rio Grande do Sul registra queda expressiva nas mortes por Covid-19.

"A vacinação tem mostrado uma redução sensível no número de novos casos, principalmente de novas internações”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Ela apela à população que não esqueça da segunda dose. “A resposta imune exige o esquema completo da vacinação. É evidente que os agravos não são tão graves, mas sem o esquema completo os riscos são muito maiores”, acrescentou.

Em 18 de março deste ano chegaram a ser registradas 341 mortes. Desde setembro, com o avanço da vacinação no Estado, a variação média diária de óbitos está em cerca de 20.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.