Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul CALORÃO

Temperaturas podem passar dos 40°C na região metropolitana nos próximos dias

Sexta-feira (14) e final de semana serão de calor intenso na região

Publicado em: 13.01.2022 às 21:56 Última atualização: 14.01.2022 às 12:02

Em mais um dia de calor intenso e com novos recordes de temperatura em alguns municípios gaúchos, o Estado registrou máximas acima dos 40°C pelo segundo dia consecutivo nesta quinta-feira (13). O cenário, no entanto, deve ser de ainda mais calor para os próximos dias.

Segundo a expectativa da MetSul, nos Vales e na região metropolitana as temperaturas devem subir expressivamente nesta sexta-feira (14) e também no fim de semana, quando terão marcas perto ou acima de 40ºC.

Calor será intenso no sábado antecedendo ar mais frio que chega no domingo
Calor será intenso no sábado antecedendo ar mais frio que chega no domingo Foto: Inézio Machado/GES
A massa de ar quente também vai ficar mais úmida, o que intensificará o calor durante as madrugadas e trará chuvas e temporais - alguns severos, que poderão causar danos aos municípios por onde passarem. Essa massa de ar extremamente quente, no entanto, tem atuado com maior força no Oeste gaúcho e na Campanha.

No Uruguai e na Argentina, a onde de calor também deve atingir o ápice nesta sexta. A MetSul informa que Buenos Aires pode superar os 41,1ºC registrados no início desta semana e o sistema elétrico poderá chegar ao limite com apagões. Já no Uruguai, o calor nesta sexta também será histórico com quebra de recordes e máximas, marcando de 42ºC a 44ºC.

Calor intenso na tarde desta quinta-feira 

De acordo com a MetSul Meteorologia as temperaturas mais altas nesta quinta foram registradas em localidades próximas das fronteiras com o Uruguai e a Argentina. Em Uruguaiana, por exemplo, os termômetros chegaram aos 41ºC nesta tarde, conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet). O recorde do Estado, no entanto, ficou com Quaraí, que chegou a 41,2ºC. Na região, estações automáticas particulares registraram máximas de 38,6ºC em Feliz e Campo Bom bateu 36°C.

Além disto, durante a tarde a umidade relativa do ar se manteve extremamente baixa, tendo ficado em 12% em Uruguaiana e chegando a mínimos de 11% em outros municípios.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.