Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul CRIME ORGANIZADO

Polícia faz operação em dez Estados contra facções do Rio Grande do Sul e de São Paulo

Em um ano, organização criminosa investigada teria movimentado quase R$ 348 milhões

Por Redação
Publicado em: 22.06.2022 às 08:38 Última atualização: 22.06.2022 às 11:30

Deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (22) em dez Estados, incluindo o Rio Grande do Sul, a Operação Pegasus cumpriu 502 medidas cautelares, entre elas, 21 mandados de prisão e 63 de busca e apreensão. 

As investigações que levaram à ação, que busca combater crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, apontaram que duas facções gaúchas da Região Metropolitana de Porto Alegre estão associadas a uma facção de São Paulo para a distribuição de cocaína e maconha no território gaúcho. No total, 58 pessoas são investigadas.

Operação Pegasus
Operação Pegasus Foto: Polícia Civil
As facções fazem parte de uma rede nacional de lavagem de dinheiro do narcotráfico interestadual e de respectiva distribuição de lucros. Em um ano, a organização criminosa investigada teria movimentado quase R$ 348 milhões.

De acordo com a Polícia, a investigação apontou a existência de células interligadas em dez Estados, sendo que todas acabavam tendo ligação a um polo de operadores financeiros em São Paulo. 

Através da Delegacia de Repressão aos Crimes de Lavagem de Dinheiro do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), e com apoio do Ministério da Justiça, a operação também foi realizada em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rondônia e Amazonas.

No Rio Grande do Sul, foram cumpridas ordens judiciais em Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Alvorada, Eldorado do Sul, Santa Vitória do Palmar e Chuí.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.