Publicidade
Notícias | Ser Educação Ensino

Colégio Espírito Santo incentiva o prazer de ler

Nesta sexta, dia 23, é comemorado o Dia Mundial do Livro, data escolhida pela Unesco

Publicado em: 23.04.2021 às 11:41 Última atualização: 23.04.2021 às 13:47

Rita Vencato Silva gravou um vídeo com a participação de outras professoras Foto: Divulgação

Ler tem um sentido ainda mais especial em 23 de abril. Afinal, este é o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Unesco, em 1995, para homenagear os escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Porém, outra celebração literária também aconteceu nesta semana: o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril, lembra o nascimento de Monteiro Lobato, autor do Sítio do Picapau Amarelo.

Para valorizar a leitura e divulgar estas datas, a bibliotecária do Colégio Espírito Santo, Rita Vencato Silva, gravou um vídeo com participação de outras funcionárias da escola. "Este mês nos lembra a importância do hábito de ler desde cedo. O livro é um importante instrumento de cidadania. E a literatura infantil carrega a potência de um mundo melhor e transformador para o desenvolvimento dos pequenos", comenta Rita.

Assista ao vídeo clicando no link abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=pQm9JZB_RLE

Projetos escolares valorizam a literatura

Desde 2008 o Colégio Espírito Santo desenvolve o projeto Prazer em Ler, que busca despertar o interesse dos alunos do Ensino Fundamental I pela leitura por meio de diferentes iniciativas. Em função da suspensão de aulas presenciais devido à pandemia Covid-19, a proposta foi adaptada ao formato remoto, mantendo o vínculo das crianças com os livros. "Cada turma buscou adequar o projeto de acordo com suas possibilidades. Algumas criaram o cantinho da leitura nas salas virtuais do Google Classroom e outras incentivaram os alunos a gravar vídeos contando a história dos livros que leram", conta a coordenadora pedagógica Adriana Maciel.

Já em 2020, outro projeto literário da escola foi criado neste cenário de atividades on-line, desta vez para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O Roda de Leitura CES conta com um perfil no Instagram e um canal no YouTube para partilhar a paixão pelos livros. "Nossa vontade é incentivar a leitura. Além de apresentar a obra em si, o autor e as suas características, falamos sobre as diversas linguagens em que ela pode ter sido usada e incentivamos os alunos a trabalharem as múltiplas habilidades para interpretação e expressão", explica a professora Silvia Fontoura. A partir de maio deste ano, o projeto ganhará mais uma novidade: o primeiro Encontro Literário da Roda de Leitura, com participação de estudantes, professoras e ex-alunos para uma conversa on-line sobre livros.

Para saber mais, acesse os links abaixo:

Instagram: @rodadeleituraces 

YouTube: https://www.youtube.com/c/RodadeLeituraCES/

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.