Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião Opinião

Aberta a Caixa de Pandora

Por Marcelo Pelissioli
Publicado em: 04.01.2022 às 03:00 Última atualização: 04.01.2022 às 08:22

A Caixa de Pandora é um artefato da mitologia grega que continha todos os males e causas de discórdias do mundo.

Os deuses a enviaram à Terra com a recomendação de que jamais fosse aberta. Apesar disso, não é difícil de se imaginar que nós, humanos, não conseguimos suportar o desejo de descobrir o que aconteceria. E assim foram espalhadas pelo mundo as mazelas físicas, espirituais e emocionais.

O ano de 2022 se inicia, e com ele, uma verdadeira Caixa de Pandora é igualmente aberta: já começamos na função de manter sob controle os números da pandemia, ao mesmo tempo em que as internações hospitalares por gripe H3N2 começam a superar as por Covid-19.

Some-se a isso um quadro econômico em escala nacional e mundial de diversas incertezas, o qual, aqui em nosso quintal, se tensiona ainda mais com as constantes projeções de reformas tributárias e administrativas. O ano novo será também palco de eleições para presidente, governadores, senadores e deputados e, se levarmos em conta a tensão social gerada pelos últimos pleitos, já podemos nos preparar para tempos de nervos à flor da pele nesse quesito.

A Caixa de Pandora liberou uma Copa do Mundo, com prognósticos para que o Brasil se consagre hexacampeão tão incertos quanto o que acontecerá com nossa dupla Gre-Nal em suas atuais realidades.

Apesar de todos esses cenários que, dia após dia, viveremos esse ano, a Caixa de Pandora original trazia, ainda, um último elemento em seu interior: a esperança. Nos caberá, senão a total construção de um mundo que entendamos como sendo o ideal, pelo menos a perseverança em mantermos ações positivas para cada um de nós e para os seres ao nosso redor.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.